sexta-feira, 5 de março de 2010



Psicanálise com Abordagem Junguiana

A Psicanálise com a abordagem de Carl Gustav Jung, acredita que todo ser tende a realizar o que existe nele em germe, a crescer, a completar-se, a desenvolver o seu potencial.

O homem é capaz de tomar consciência desse desenvolvimento e de influenciá-lo. Precisamente através do confronto e da colaboração entre o inconsciente e o consciente que a personalidade amadurece, visto que se acredita que o inconsciente é composto por aspectos pessoais (história de vida) e coletivos (hereditários e raciais) os quais influenciam os processos conscientes, podendo provocar distúrbios de natureza psíquica e somática (corporal).

O Psicanalista senta frente a frente com seu cliente, abordando situações passadas, o dia a dia, sentimentos, fantasias e sonhos, os quais, caso a pessoa se lembre, ajudam a confirmar a direção do trabalho terapêutico, normalmente as pessoas que não se lembram dos sonhos ao fazerem algumas sessões de análise passam a lembrar, demonstrando que a comunicação do inconsciente com o consciente voltou a se restabelecer.

O objetivo da psicanálise com abordagem junguiana é reconectar o ser com sua sabedoria interior, conexão com a multi-dimensionalidade do ser humano, ancoragem do poder pessoal, conexão com o Eu Superior, harmonização plena do ser, conscientização da responsabilidade de cada um e de sua inter-relação com a sociedade, natureza e com o planeta, ativação das habilidades de coragem, força e sabedoria para lidar com as adversidades.

Psicanálise: é a ciência dedicada a compreensão do psiquismo humano.


Quem se beneficia com a Psicanálise?

Via de regra a motivação na busca de análise surge quando o indivíduo percebe estar padecendo de considerável sofrimento psicológico. Muitas pessoas sentem-se infelizes e limitadas em suas vidas pelos sentimentos de ansiedade e depressão, ainda que tenham família, amigos e sucesso no trabalho. Alguns padecem de sintomas tais como medos irracionais, pensamentos repetitivos e rituais escravizadores; outros apresentam dores ou sintomas físicos sem que uma causa orgânica as justifique; há ainda os que vivem sem ânimo, solitários com dificuldades para trabalhar ou que experimentam repetidos fracassos profissionais. Uma tensão permanente nas relações pessoais, a desconfiança constante com respeito às demais pessoas, a incapacidade para manter relações amorosas duradouras e as dificuldades na área da sexualidade são sinais de uma disfunção emocional passível de ser analisada.

Nem sempre esses distúrbios surgem como sintomas, delimitados no tempo e em sua forma. Observa-se também que certos traços peculiares na maneira de ser do indivíduo levam-no a repetir padrões de comportamento que limitam suas potencialidades e a capacidade de usufruir a vida.

A avaliação de qualquer uma destas situações de conflito emocional por um Psicanalista, poderá ajudar a esclarecer e ajustar a psique (psiquismo) para uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário